Entrevista – Programa Balão de Ideias, PUC-PR

Minha participação no programa Balão de Ideias, dos queridíssimos alunos de jornalismo da PUCPR!
 
Nesta oportunidade, conversamos um pouco sobre como avaliar o uso que as crianças fazem da tecnologia, computadores e tablets.
 
Espero que gostem.
 
Agradeço o convite e desejo muito sucesso para vocês!
 

Anúncios

Bancos de dados – encontrar artigos brasileiros de psicologia

Como encontrar artigos brasileiros em psicologia?

Olá pessoal!

Abaixo segue uma lista de bancos de dados dos principais periódicos de publicações brasileiras em psicologia. Quer algumas dicas de como encontrar artigos científicos em psicologia ou como fazer buscas nos bancos de dados? Clique aqui e veja como utilizar operadores de buscas e outras dicas!

E se tu está desenvolvendo uma pesquisa em psicologia, não esqueça de entrar em contato: raelpsicologo@gmail.com

LILACS – Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde

DESCRIÇÃO: Oferece acesso a base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) que é uma base cooperativa do Sistema BIREME que compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde, publicada nos países da região, a partir de 1982. Indexa artigos de cerca de 1.300 revistas, teses, capítulos de teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos e conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais. Inclui referências com resumos e seu acesso é gratuito.

DESCRIÇÃO: Reúne uma coleção de revistas científicas em Psicologia e áreas afins. É fruto da parceria entre a Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi) e a Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia – ABECiP. Tem como meta ampliar o acesso à produção científica em Psicologia e áreas afins através da publicação de periódicos em formato eletrônico e sua disponibilização gratuita na Internet. Para a estruturação desta coleção o PEPsic (Periódicos Eletrônicos em Psicologia) conta com a parceria do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME , que cedeu a metodologia – Scientific Electronic Library Online (SciELO) – modelo de publicação eletrônica de periódicos para países em desenvolvimento.

Link: http://www.psi.bvs.br/php/index.php

SciELO – Scientific Electronic Library Online

DESCRIÇÃO: Biblioteca eletrônica que fornece acesso a textos completos de uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros em diferentes áreas do conhecimento. É o resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Acesso aberto.

Link: http://www.scielo.org/php/index.php

PSICODOC

DESCRIÇÃO: Disponibiliza trabalhos publicados em revistas, congressos e livros editados na Espanha, Portugal e na América Latina desde 1975 até o presente. Acesso aberto para parte da base e restrito para a base completa.

Link: http://www.psicodoc.org/pt/home.htm

 

Procurou nestes bancos de dados e não encontrou o que queria? Procure no Portal de Periódicos da CAPES:

Portal de Periódicos da CAPES

DESCRIÇÃO: O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Link: http://www.periodicos.capes.gov.br/

 

Um abraço e boas pesquisas!

Pergunta – “Será que eu estudo o suficiente?”

Oi pessoal!!

 

Hoje  responde uma pergunta enviada pelo formulário do site que é muuuito frequente. Tenho certeza que muitos irão se identificar:

Olá, eu não sei direito se isso é uma pergunta que você pode responder, mas eu decidi falar porque essa sensação ruim está aumentando a medida que o vestibular está chegando. Eu tenho a sensação de que eu nunca estudo o suficiente. Parece que eu estudo um monte mas, quando eu termino, é como se eu tivesse que fazer mais pois ainda não aprendi a matéria. Tem algum jeito de a gente ficar satisfeito com a quantidade que estudamos? Obrigada pela resposta. Eu acho muito legal o seu trabalho!”

Colega, obrigado pelo reconhecimento e pela pergunta!

Vocês podem conferir minha resposta aqui:

 

bnr palestra domingo 13h30

 

E aí, contribuiu para ti? Espero que sim!

Escreva sua pergunta aqui.

 

Um abraço e até a próxima!

Rael Mello

Palestra sobre Memória – Fundação Pró-Renal

A palestra foi sensacional! Curti muito compartilhar um pouco de conhecimento com uma platéia cheia, diversificada e muito interessada! Ela aconteceu no dia 19/07, na Livraria da Vila, em Curitiba.

Um processo cognitivo tão complexo e fundamental que, por vezes, sua importância acaba se diluindo no cotidiano. Por isso, penso que falar sobre memória é um ato de reverência ao grande mistério que é nossa mente.

Abaixo seguem algumas fotos do evento.

Agradeço todos os presentes, e especialmente a organização das minhas colegas e a oportunidade promovida pela Fundação Pró-Renal.

 

palestra pro renal 1

palestra pro renal 2

Analisando uma pesquisa sobre treino de memória de trabalho

palestra pro renal 3

Existem casos e casos para os nossos esquecimentos. E é fundamental percebermos o quanto ele traz prejuízos reais para nossa vida e, assim, buscarmos soluções.

palestra pro renal

Existem diversos tipos de memória.

palestra pro renal 4