Memória: função, disfunção e avaliação

Olá colegas! Nesta páginas estão os materiais utilizados na aula de “Memória: função, disfunção e avaliação”

Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail raelpsicologo@gmail.com

 

Plano de aula da disciplina: plano de aula – memória: função, disfunção e avaliação

 

Textos utilizados na avaliação do módulo em sala:

  1. Efeitos do Transtorno de Estresse Pós-Traumático na Memória
  2. Memória em idoso: relação entre percepção subjetiva e desempenho em testes objetivos
  3. Associação entre o nível de atividade física de lazer e o desempenho cognitivo em crianças saudáveis
  4. Consciência do déficit na doença de Alzheimer: diferenças entre os domínios cognitivo e funcional
  5. Efeito de Idade e Escolaridade no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN

 

Bibliografia da disciplina:

  • Paulo, Rui M., Albuquerque, Pedro B., & Bull, Ray. (2014). A Entrevista Cognitiva Melhorada: Pressupostos teóricos, investigação e aplicação. Psicologia, 28(2), 21-30. Recuperado em 06 de setembro de 2019, de http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492014000200003&lng=pt&tlng=pt
  • Siquara, Gustavo Marcelino, Dazzani, Maria Virgínia Machado, & Abreu, Neander. (2014). Tarefas que avaliam a memória operacional na infância e adolescência: uma revisão sistemática da literatura. Estudos de Psicologia (Natal), 19(4), 258-267. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000400003
  • FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ, L.F.; CAMARGO, C.H.P. & COSENZA, R.M. Neuropsicologia: teoria e prática. São Paulo: ArtMed, 2008.
  • ALVAREZ, A.M.M.A.; TAUB, A.; CARVALHO, I.A.M. & YASSUDA, M.S. Memória, São Paulo: Editora Atheneu, 2005.
  • Izquierdo, I. (2011). Memória. Porto Alegre: Artmed.