Pergunta – “…estou me sentindo ultrapassado, meu medo é não passar e ir ficando para trás… como resolvo?”

Um aluno pergunta:

“Olá, estou passando por um momento difícil, então fico ansioso para o vestibular. Tenho dificuldade de me concentrar e procrastino muito. Outra coisa que me incomoda é que estou me sentindo ultrapassado, meu medo é não passar e ir ficando para trás… como resolvo isso tudo? Muito Obrigado”

 

Primeiramente, muito grato por compartilhar sua preocupação.

 

Amigo, por “momento difícil” podemos entender várias coisas, dentre elas: se é algum problema pessoal ou se é a proximidade do vestibular por si que está deixando-o ansioso para o vestibular.

Se for alguma situação ou problema de ordem pessoal, peço que encaminhe uma nova pergunta para que exploremos isso melhor.

A principal característica dos pensamentos disfuncionais é que, até desenvolvermos treino suficiente, eles são automáticos e involuntários.

A principal característica dos pensamentos disfuncionais é que, até desenvolvermos treino suficiente, eles são automáticos e involuntários.

Já, se for o fato de que o vestibular está se aproximando e apareceu a sensação de que as coisas começam a desandar, acredito que as palavras a seguir irão ajudar.

É uma tendência natural, a medida que o desafio vai chegando, pensamentos disfuncionais (que só servem para atrapalhar) surgirem.

E me parece que tu relatou um dos piores, que mais amedrontam os alunos: que não vai passar, está ficando para trás, está sendo ultrapassado pelos concorrentes.

A primeira coisa a se pensar é: isso é verdade? Devemos encontrar indicadores objetivos para ver se o pensamento tem sentido ou não:

  • O número de aulas, exercícios resolvidos e tempo de estudo realmente diminuiu?
  • O desempenho nas provas e simulados apontam uma piora?
  • Aconteceu algo que desmotivou ou surgiu uma nova oportunidade na sua vida onde o vestibular já não é mais o objetivo principal deste ano?

 

Responder atentamente as perguntas acima pode esclarecer bastante a situação.

Se, em algumas delas, tu responder “sim”, ótimo: sabemos exatamente o que precisa, e a próxima pergunta é o que fazer para melhorar.

Se todas elas levarem respostas negativas, ótimo também: sabemos que seus pensamentos são puramente pessimistas, irreais e devem ser desconsiderados.

 

Claro que não é fácil, de uma hora para outra, pensar “ah, então está tudo bem” e magicamente os pensamentos negativos vão embora. Mas ter plena consciência de que eles não tem fundamento algum, pode tranquilizar na hora que eles surgirem. Treinar nossa mente para reagir frente a esses sentimentos é algo que precisa de prática: observo isso cotidianamente no meu trabalho.

Uma forma paliativa de você diminuir os prejuízos desses pensamentos seria deixar claro e óbvio de que eles não tem sentido. Como fazer isso? Sugiro algumas formas:

  • Quando estiver estudando e bater esses sentimentos infundados de que tu está ficando para trás e etc, pare o que está escreva o que faz sentido para você, por exemplo:
    • “Estou no caminho certo, fazendo o que posso para atingir meu objetivo”
    • “Não tenho como saber se os outros estão passando na minha frente, por isso pensar nisso não adianta em nada”
    • “Estou fazendo o melhor que posso agora, por isso devo me sentir bem”
  • Qualquer forma de tornar óbvia e explícita a inconsistência desses teus pensamentos disfuncionais te ajudará, por mais simples e supérfluo que isso possa parecer;
  • Se for preciso, converse com alguém (amigo, familiar) e peça para que a pessoa diga essas mensagens;
  • Enfim, encontre maneiras para que tu fique em contato (lendo, ouvindo) com tudo o que diz, claramente: esses pensamentos não ajudam, e tais pensamentos (o que tu acha que motivam) me fazem bem.
Se certas ideias e pensamentos não ajudam, podemos alimentar as que melhoram nossa condição.

Se certas ideias e pensamentos não ajudam, podemos alimentar as que melhoram nossa condição.

 

As respostas mais simples e atitudes pequenas podem fazer grande diferença.

Você trabalhou duro, não há razão para duvidar da sua capacidade!

 

Um grande abraço e energia pra ti,

Rael Dill de Mello

raelpsicologo@gmail.com

 

Você também pode enviar sua pergunta anônima, basta clicar aqui.

grupo ansiedade e vestibular

 

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