Pergunta do aluno – O que fazer quando bate aquele desânimo total?

Um leitor pergunta: “O que fazer quando bate aquele desânimo total?

 

Olá,

o primeiro passo é saber que é normal sentir um desânimo de vez em quando, principalmente durante um período longo de stress como é o ano de preparação para o vestibular.

Assim como ele pode ter uma série de origens claras, como, por exemplo, o receio de fazer a escolha do curso errado,inseguo medo de não passar, problemas pessoais, também esse desânimo pode ser completamente irracional: simplesmente não se sabe porquê.

Essa sensação pode deixar de ser “normal” quando ele fica muuuito frequente e começa a trazer prejuízos reais no rendimento dos estudos e nas relações.

Podemos entender que esse desânimo (desde que não configure um caso de depressão, que onde se deve procurar um especialista) como uma válvula de escape automática que a mente tem de aliviar a tensão. Considerando que todo o desgaste para a preparação visa uma recompensa a longo prazo (que é passar na prova), esse mecanismo é ativado tenta encontrar uma recompensa mais objetiva e a curto prazo, funcionando como um “Ei, para quê mesmo você está fazendo tudo isso?”.

Quer dizer, o objetivo parece muito distante e abstrato, então é natural se perguntar o por quê disso e, mais natural ainda, ficar triste e desanimada ao pensar que tudo isso pode não levar a nada.

 

Posto isso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a reagir perante esses momentos de desânimo:

  • Alivie a tensão: tenha momentos para se divertir e quebrar a rotina intensa de preparação são fundamentais para que a sua cabeça se distraí nos momentos onde esse desânimo só atrapalha;
  • Se relacione: procure manter amizades e pessoas com quem você pode conversar sobre as coisas que quiser. Isso ajuda a botar os pensamentos em ordem;
  • Dê espaço para estes momentos: nem sempre se distanciar dos sentimentos é a melhor saída; penso que há momentos devemos respeitar nossas emoções. Isso significa que as vezes (as vezes, não sempre), se você sente um desânimo, bem, talvez seja um bom momento para ficar mais introspectivo, ver um filme ou tirar uma soneca.

 

Esses desânimos são muito frequentes, mais do que imaginamos. Por isso, quando ele bate a porta, você deve pensar se é o momento de deixa-lo entrar ou fazer outra coisa para se distrair.

 

Espero ter esclarecido!

Um grande abraço e boa sorte,

Rael Dill de Mello

raelpsicologo@gmail.com

 

Você também pode enviar sua pergunta anônima, basta clicar aqui.

grupo ansiedade e vestibular

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s