Pergunta – “Sou caloura e não estou gostando nenhum pouco do meu curso…”

Uma leitora pergunta:

“Olá Rael, tudo bem?
Antes de escrever minha queixa/dúvida, quero agradecer sua atenção! Obrigada!
Agora vamos ao que interessa…
Sou caloura do curso de Gestão da Informação na UFPR e não estou gostando nenhum pouco do meu curso. Semestre passado eu sempre fazia as atividades solicitadas, agora no 2° semestre eu estou odiando o curso, ele tem muitas exatas e eu NUNCA gostei de exatas, sempre fui da área de humanas.
Esse ano pretendo prestar vestibular para o curso de Psicologia, pois sempre me disseram que eu levo jeito… ai eu te pergunto “Como é um psicólogo?”, por que você escolheu essa profissão?
Fez na UFPR? A pessoa que pretende cursar psicologia deve gostar de Filosofia? E falando em filosofia, como ela é cobrada ao longo do curso? E como devo estudar para prova específica de filosofia na 2° fase?

Peço desculpas por te encher de perguntas.
Muito obrigada pela atenção.

 

 

Olá,

primeiramente, eu que fico grato por tuas perguntas!

 

Vamos lá.

Eu decidi fazer psicologia por uma série de fatores. Não fiz na federal pois devido a incompatibilidade dos meus horários. Eu também estava descontente com meu atual curso (Ciências Sociais na UFPR), e procurava um curso que mantivesse o seu foco no comportamento humano de forma prática. Pesquise um pouco sobre o curso e confesso que tive influência pesada de um grande amigo meu, também psicólogo, Leandro Kühl.

Não poderia ter feito escolha melhor: estou completamente realizado com o que faço, amo meus atendimentos em consultório, palestras que ministro e trabalhos e os trabalhos com grupos que promovo. Os temas que mais me interessam são a ansiedade de prova e os estudos para aumentar o rendimento de aprendizagem.

Responder como é e o que faz um psicólogo seria grande pretensão. Além das práticas convencionais, como a tradicional psicoterapia e a atuação no âmbito escolar, organizacional e clínico, a psicologia está cada vez mais se capilarizando em diversas áreas: marketing, meio ambiente, vendas e nas áreas da tecnologia.

Psicologia: psykhé, "psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo".

Psicologia: psykhé, “psique”, “alma”, “mente” e λόγος, lógos, “palavra”, “razão” ou “estudo”.

Estes links vão te esclarecer um pouco mais sobre as possibilidades que o psicólogo tem:

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/psicologia-688166.shtml

http://www.institutocrescer.com/2013/02/entenda-o-que-e-um-psicologo-e-como-ele.html

http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/10/voce-leva-jeito-para-psicologia/

 

Quanto ao curso da UFPR, eu não poderia te passar informações precisas, porém entre em contato com o pessoal do centro acadêmico de lá (no facebook: https://www.facebook.com/capufpr) e envie uma mensagem. Já falei com eles e estão aguardando o teu contato!

 

Todos alunos e professores que conheço da UFPR são super bacanas e penso que estarão muito dispostos a esclarecer tuas dúvidas.

 

Quanto as avaliações de filosofia da segunda fase, a forma de estudar que penso ser mais adequada é ler e refletir sobre as obras que serão cobradas (Aristóteles, Habermas e Thomas Kuhn – http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2015/filosofia.htm).

É realmente uma prova puxada, que exige bastante do aluno, pois são livros com conteúdos densos e recheados de conceitos bem complexos. É ler, ler, praticar a escrita, ler e ler.

 

Tudo bem?

Espero ter esclarecido!

 

Um grande abraço e boa sorte (talvez) futura colega de profissão!

Rael Dill de Mello

raelpsicologo@gmail.com

 

Você também pode enviar sua pergunta anônima, basta clicar aqui.

grupo ansiedade e vestibular

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s