Diminuindo a desatenção durante o estudo

Diminuindo a desatenção durante o estudo

 

Um estudante escreveu se queixando sobre as frequentes dispersões e desatenções durantes os estudos. No texto abaixo, eu falou um pouco sobre essa desatenção e ofereço algumas alternativas para minimizar esse prejuízo.

 

Uma das principais queixas que os alunos relatam ao longo do seu ano de preparação para o vestibular é a frequente desatenção durante os estudos e revisões. De maneira geral, eles a descrevem assim: “as vezes estou estudando e, de repente, do nada, olho para outra coisa, vejo se a porta está aberta e fico pensando se devo fechá-la ou não. Ou noto que há um papelzinho no chão, e fico pensando se devo jogá-lo no lixo, deixar ali ou prestar atenção no exercício da apostila que… eu nem lembro mais qual estava fazendo!”

 

Essa queixa (vamos chama-la de desatenção durante o estudo) costuma se distribuir durante o ano da seguinte forma:

  • Começo do 1 semestre: acontece algumas vezes no começo do ano, até o aluno se acostumar e entrar na rotina de estudos;
  • Final do 1 semestre: o aluno engata nos estudos, está cheio de energia, e essa desatenção quase não aparece;
  • Começo do 2 semestre: o vestiba vai se aproximando e a desatenção retorna, aumentando de frequência gradativamente;
  • Final do 2 semestre: por inúmeros eventos estressores, essa desatenção não só aumenta de frequência como a angústia depois dela também se intensifica – aquele pensamento: “Meu deus, eu fiquei quase 10 minutos sem me concentrar nessa disciplina, eu não vou aprender isso, eu não vou conseguir passar…” e uma série de outros pensamentos se desencadeiam.

 

Na maioria dos casos, essa característica não configura um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Então, esses picos de desatenção pontuais durante os estudos e as aulas são mais uma das características do estressante ano pré-vestibular.

Muito bem, identificada a queixa – desatenção durante o estudo – o que deve ser feito para diminuir seus efeitos negativos?

Eis os passos que irão te ajudar:

 

1) Ler E fazer: não custa lembrar que apenas ler os passos abaixo não farão de você o estudante mais concentrado do planeta Terra. Estas dicas, embora simples, precisam ser aplicadas para ter efeito.

2) Planejamento, seu melhor amigo: o sucesso de qualquer projeto, incluindo se preparar para o vestibular ou concurso, é muito baseado no planejamento. Por isso, você precisa ter a sua rotina e agenda de estudos DETALHADAMENTE escritas numa tabela horária.

3) A lista: seguindo fielmente seu planejamento, você vai deixar uma folha de caderno ao lado dos seus estudos. Ela é simples e consiste em 2 colunas: data e hora/disciplina. Você vai anotar a hora e os minutos em que você se dispersou e, ao lado, escrever qual disciplina estava estudando (além da matéria, também é interessante anotar o que estava fazendo, por exemplo: exercícios, escrevendo resumo, apenas lendo a matéria, e etc). Por exemplo:

 

 

20/07

14:05 – biologia (exercícios)

15:42 – química (exercícios)

17:50 – história (lendo conteúdo)

17:59 – história (fazendo resumo)

18:31 – literatura (lendo)

 

Use essa tabela para outros momentos onde você sente prejuízo dessa desatenção, como durante as aulas, por exemplo. Deixe a lista dobradinha ao lado e, se sentir que viajou para longe durante a aula, é só anotar na lista quando voltar.

 

Uma ótima variação é usar uma nota no celular, invés da tabela de papel. Isso depende de cada um. Se, pra você o celular deixa muuuito mais prático, fique a vontade.

4) Use a 2a regra do método cartesiano: outra dica para diminuir a ocorrência dessa desatenção é dividir o seu planejamento em unidades menores de tempo. Dentro do planejamento, geralmente os alunos colocam blocos de estudos com 30, 40, 50 minutos de duração. Entre cada bloco, um breve intervalo. Se a dispersão está acontecendo muitas vezes dentro destes blocos, experimente dividí-los em blocos menores, com uma brevíssima pausa (a pausa precisa existir, por mais breve e curta que ela seja). A exemplo: se um bloco de 30 minutos está com muitas dispersões, divida-o em 3 de 10 minutos e entre eles, como pausa, você toma um gole de água e se espreguiça um pouco. Usar o alarme do celular pode ajudar bastante e evitar que você fique olhando repetidamente para o relógio.

 

 

Friso a importância da pausa neste último passo. Ela tem a função de ser uma “dispersão voluntária”. É o momento que você, de maneira planejada, vai inserir a dispersão (aquela desatenção) como intervalo na sua rotina.

Se, com blocos maiores de tempo, involuntariamente sua atenção se dispersava, instalar a pausa de uma forma planejada fará com que o velho hábito automático de se desconcentrar diminua e funcione de acordo com sua vontade. Em resumo: você irá se concentrar quando quiser se concentrar e dispersar (descansar, fazer uma pausa e espairecer a cabeça) quando quiser.

 

O principal fundamento de anotar numa tabelinha os momentos que a dispersão ocorre é quebrar o funcionamento automático de estudar> dispersar sem perceber> perceber que dispersou> retomar os estudos> dispersar sem perceber>….

 

Então está aí, uma forma prática de aumentar a sua concentração e rendimento nos estudos.

Desejo não só bons estudos como uma boa aprendizagem!

Caso você tenha alguma pergunta, pode escrever para raelpsicologo@gmail.com ou utilizar o formulário anônimo aqui https://raelpsicologo.com.br/perguntassobreansiedade/

 

Sou o Rael, psicólogo, e atuo na ansiedade que surge frente a provas, testes, exames e outras situações específicas que criam nervosismo excessivo. Atendo no centro de Curitiba.

 

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